276º SPEED
Seminários Permanentes de Estudos em Direito
Retomando as atividades acadêmicas do semestre, no dia 14 de março ocorreu mais um Seminário Permanente de Estudos em Direito (SPEED), que contou com a presença do Dr. Thiago Marques Mandarino, professor e coordenador do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Na ocasião, ele versou sobre o tema “Fim da Jornada 6 x 1: crise da economia?”, analisando os impactos e o significado da eventual redução da jornada de trabalho sobre a economia brasileira.
Ao recorrer a experiências de outros países como exemplo, o palestrante esclareceu que a redução da jornada, ao permitir melhor qualidade de vida aos trabalhadores, tende a aumentar a produtividade do trabalho e reduzir as ausências e afastamentos provocados por problemas de saúde física e mental, que têm se ampliado de forma significativa nos últimos anos.
Ademais, o Dr. Thiago lembrou que em todas as ocasiões, na história do Brasil, em que foram propostas melhorias para o trabalho, como salário mínimo, décimo-terceiro salário e férias remuneradas, foi repetido o discurso catastrofista de colapso da economia. E que isso tem raízes em nosso passado escravocrata e no fato de que o país tende a se ancorar, muito mais, na baixa remuneração e nas jornadas extenuantes do trabalho como meio de produzir riqueza, do que investimentos em tecnologias que possam ampliar a produtividade do trabalho e permitir, sem prejuízos, a redução de jornadas.
O tema gerou bastante curiosidade entre os discentes presentes, o que suscitou um debate bastante profícuo.