Fundação Educacional Nordeste Mineiro
Instituto de Ensino Superior Integrado
Seminários Permanentes de Estudos em Direito

Dr. Josias Araújo Gomes da Silva
O MÉTODO APAC E O REFLEXO DA HUMANIZAÇÃO DA PENA
133º SPEED em 30/09/2016

Mais um SPEED é realizado com “Prata da casa”! Desta vez, atendendo ao convite da professora Dra. Alda da Silva Barreiros, os bacharelados 2015, Dr. Josias Araújo Gomes da Silva, palestrante, e a Dra. Luiza Lopes Lauar, debatedora, falaram sobre “O Método APAC e o Reflexo da Humanização da Pena”. Josias aponta o método APAC como alternativa viável à execução penal tradicional, tendo em vista a humanização da pena e a ressocialização do apenado.

Segundo o palestrante, a “Associação de Proteção e Assistência aos Condenados” - APAC - surgiu em meio a um conturbado cenário do sistema penitenciário brasileiro. Buscando inicialmente a recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade, o método, hoje, anda junto ao Poder Judiciário, sendo importante ferramenta no controle da reincidência criminal, promoção da Justiça e proteção da sociedade.

Pela natureza do tema, bem como relevância social dessa abordagem, a participação tanto da debatedora como dos acadêmicos presentes favoreceram a reflexão e a construção de conhecimento de todos os envolvidos no seminário.

Agradecemos a todos e esperamos novas oportunidades de reflexão e aprendizagem.

Fundação Educacional Nordeste Mineiro
Home | Facebook