Fundação Educacional Nordeste Mineiro
Instituto de Ensino Superior Integrado
Seminários Permanentes de Estudos em Direito

Profª. Quetsia Dantas Magalhães Ribeiro
VALORES E CULTURA BRASILEIRA COMO FATORES INFLUENTES NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS DO BRASIL
206º SPEED em 28/06/2019

Para encerrar as atividades do semestre, o IESI/FENORD contou com a presença da Profª Quetsia Dantas Magalhães Ribeiro, como palestrante e como debatedor, Dr. José Maria Ribeiro Neto. Os convidados versaram sobre o tema: Valores e Cultura Brasileira como Fatores Influentes nas Organizações Públicas do Brasil.

O Brasil é tido como um país burocrático em que as organizações públicas do País são vistas como ineficazes e ineficientes em razão do plexo de trâmites e expedientes a serem enfrentados pelo cidadão. Contudo, estudos apontam que diante determinados traços culturais do brasileiro houve a geração de práticas negativas dentro das organizações, dando ensejo, inicialmente, ao sistema organizacional patrimonialista. Isso ocorreu, em linha de princípio e sem prejuízo de demais fatores, em razão de alguns valores e de alguns traços culturais que os brasileiros, em sua maioria, possuem. Sendo assim, com o fim de erradicar as práticas negativas outrora existentes, adotou-se a burocracia como possível solução, mas será que deu certo? Diante tal questionamento, há pesquisas com a finalidade de identificar quais valores e aspectos culturais dos brasileiros influenciaram o sistema patrimonialista que veio a se tornar burocrático. Assim, o debate do 206º SPEED visou promover a discussão acerca de quais seriam esses valores e traços culturais que ensejaram um sistema organizacional público inicialmente patrimonialista e por conseguinte possibilitar a compreensão da burocracia existente no nosso país e quais seriam as alternativas para gerenciar referido sistema.

Agradecemos aos nossos convidados e aos nossos acadêmicos, na certeza de outros encontros nos aguardam no próximo semestre.



Fundação Educacional Nordeste Mineiro
Home | Facebook