XLIV CINEMA COMENTADO IESI / FENORD

Filme: O Julgamento de Nuremberg

Mais uma tarde regada a pipoca e guaraná foi realizada no IESI/FENORD.O Cinema comentado, projeto institucional que tem como objetivo oportunizar atividades que materializem práticas interdisciplinares no âmbito do curso, e no caso deste projeto, favorecer análises de filmes cujas temáticas estejam relacionadas com questões jurídicas.

Nessa semana o filme apresentado foi “O JULGAMENTO DE NUREMBERG” e a análise e comentários ficaram por conta do professor Me. Marco Antônio Poubel Ministério Filho e do ex acadêmico do IESI/FENORD, Dr. Farnio Rodrigues Chaves.

“O julgamento de Nuremberg“ retrata o julgamento dos líderes nazistas, ocorrido em 1945 na cidade alemã de Nuremberg, cidade que, curiosamente, era considerada a capital espiritual do nazismo, pois lá eram feitos os grandes desfiles que reuniam milhares de militares e onde Hitler fazia seus discursos inflamados.

Muito provavelmente, trata-se do julgamento mais importante de toda a história: vencedores da II Guerra Mundial, EUA, Inglaterra, França e URSS resolvem levar os alemães responsáveis pelas atrocidades cometidas, especialmente contra os judeus, para o banco dos réus. Neste julgamento, alguns dos alemães reconhecem sua culpa e pedem desculpas à humanidade, outros simplesmente disseram que estavam cumprindo ordens legais (isto fez com que o direito, e sua concepção positivista, fosse repensado), e outro grupo simplesmente considera que tudo tinha justificativas plausíveis (o ódio aos judeus teria fundamentos históricos).




Fundação Educacional Nordeste Mineiro
Home | Facebook