XLIII CINEMA COMENTADO IESI / FENORD

Filme: O Monstro na Primeira Página

No dia 28 de setembro mais um cinema comentado foi realizado e contou com casa cheia, e é lógico, com direito a pipoca com guaraná! O filme, apesar de não representar necessariamente um lançamento, cai bem para uma reflexão acerca do contexto político atual.

Sob a coordenação do professor Me. Marco Antônio Poubel, o filme “O monstro na primeira página” foi apresentado e comentado, despertando muito interesse e provocando a participação dos presentes.

Na obra, tem-se um jornal italiano de direita, comandado pelo editor-chefe Bizanti (Gian Maria Volonté), que busca manipular a opinião pública em torno de um caso de assassinato. Uma menina rica foi morta na periferia de Milão e um jovem proletário de esquerda é acusado. As manchetes da primeira página não buscam a solução do crime, mas a vitória num complexo jogo político que mira as eleições do final do ano.

O filme mostra de forma parcial um lado da moeda, mas que pode ser aplicado aos dois lados quando analisamos o jogo político que acontece no mundo.

Um filme que mostra a verdadeira face do jornalismo à serviço da burguesia. Essencial para compreender a conjuntura política atual!




Fundação Educacional Nordeste Mineiro
Home | Facebook