XLII CINEMA COMENTADO IESI / FENORD

Filme: A Morte de Stalin

Retomando as atividades do semestre, dia 31 foi dia de cinema!

O XLII cinema comentado trouxe o filme “A Morte de Stalin”, promovendo uma reflexão que reúne dados do passado e presente.

O século 20 foi marcado por grandes eventos históricos. Durante suas várias décadas tivemos avanços tecnológicos, conquistas sociais e conflitos globais sendo possível citar nomes que remetem a cada uma destas segmentações, como, por exemplo, Josef Vissanarióvitch Stalin, que durante muitos anos foi secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética. Stalin é uma das figuras políticas mais importantes e controversas da história da Rússia e o filme Morte de Stalin faz questão de deixar muito claro toda essa divergência ao usar do humor para narrar um período tido, por muitos, como de assombro.

A Morte de Stalin traz como narrativa principal a crise sociopolítica que a União Soviética passa após a morte trágica de seu líder. No filme nos é apresentado o medo que o ditador passa a qualquer cidadão russo. Após ouvir um concerto radiofônico, Stalin entra em contato com o diretor da rádio pedindo a gravação da obra que acabou de ser transmitida, e, algo que não deveria ser um problema acaba por se tornar um. A gravação não ocorre. Ao obter essa informação o diretor se desespera e pede para que todos os membros da orquestra permaneçam no recinto para que se repita a apresentação e que desta vez ocorra a gravação. Durante toda esta sequência os diálogos construídos beiram ao absurdo de tanto temor que todos ali sentiam de Stalin. Ao término desta cena vemos os membros do partido comunista junto de Stalin em sua última noite, já que, no dia seguinte, ele foi encontrado morto em seu gabinete.

Após a apresentação do filme, o professor Marco Antônio Poubel teceu os comentários e fez questionamentos reflexivos que levaram os acadêmicos à participação.

Mais uma atividade reúne prazer, cultura e conhecimento numa gostosa tarde de sábado.




Fundação Educacional Nordeste Mineiro
Home | Facebook