XXXVIII CINEMA COMENTADO IESI / FENORD

FILME: Tiros em Columbine

Dia 23 de março foi realizado o 38º Cinema Comentado, atividade complementar que acontece uma vez por mês cujo objetivo central é oportunizar o estudo interdisciplinar do Direito por meio da análise e comentários de filmes cuja temática esteja relacionada com questões jurídicas.

Desta vez a obra contemplada foi “Tiros em Columbine”, documentário que investiga a fascinação dos americanos pelas armas de fogo. Michael Moore, diretor e narrador do filme, questiona a origem dessa cultura bélica e busca respostas visitando pequenas cidades dos Estados Unidos, onde a maior parte dos moradores guarda uma arma em casa. Entre essas cidades está Littleton, no Colorado, onde fica o colégio Columbine. Lá os adolescentes Dylan Klebold e Eric Harris pegaram as armas dos pais e mataram 14 estudantes e um professor no refeitório. Michael Moore também faz uma visita ao ator Charlton Heston, presidente da Associação Americana do Rifle.

Segundo o professor coordenador do projeto, professor Me. Marco Antônio Poubel, o filme tem como chamada principal o massacre ocorrido na escola Columbine, no qual dois adolescentes estudantes dessa escola provocam pânico espalhando bombas e disparando mais de 900 tiros em uma manhã normal de aula, acabando por matar 12 alunos e um professor e a suicidarem-se no final. Nessa perspectiva, faz-se oportuno refletir sobre a produção cinematográfica e a realidade brasileira, tendo em vista o atentado de Suzano, bem como a revogação do estatuto do desarmamento.

Mais uma atividade representou um momento significativo de aprendizagem que por certo em muito contribuirá para formação dos acadêmicos. As oportunidades estão sendo oferecidas, cabe a você saber aproveitá-las!

Fundação Educacional Nordeste Mineiro
Home | Facebook